Saúde e Bem Estar

sexta-feira, 7 de maio de 2010

O tema da 1ª Pesquisa informativa de “Saúde e Bem Estar” será um resumo sobre : Pilates

Figura12
Elaborado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, teve diversas influências como yoga, zen budismo, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos. Pensando no princípio de “mente Sã e corpo São”, Joseph criou uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Bem executada e orientada, não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura. Qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente são o foco desse método.

alongamento-beneficios

De uma barriga mais definida ao autocontrole, passando por músculos firmes, fortes e alongados, ótima postura, articulações mais saudáveis, melhor capacidade de respiração e maior tolerância ao stress.
Isto tudo o Pilates faz por você.

image_4
Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

5F12B8_1

Qualquer pessoa que queira melhorar a aptidão física geral, a postura e a aparência pode se beneficiar com a prática dos exercícios de pilates. Eles se concentram no corpo como um todo e trabalham com as pessoas como indivíduos. Os praticantes podem adaptar os exercícios a suas necessidades cotidianas ou semanais. Com o pilates, o mais importante não é o que você faz, mas sim como faz.

pilates1

Inicialmente estimulamos o fortalecimento da primeira fraqueza das pessoas : “os abdominais”, através do “centro de força”, local em que a força para os movimentos deve ser acionada.

Pilates_bola

Os profissionais que utilizam a técnica de Pilates devem intuir quando é a hora certa de avançar no programa de treinamento, conscientes das necessidades e habilidades de seus alunos. O professor deve dispor de um bom conhecimento em anatomia, biomecânica e cinesiologia, para oferecer as bases teóricas necessárias para a correta interpretação e aplicação do Método Pilates.

homem no pilates

Muitas pessoas simplesmente não podem nem pensar na rotina de uma academia de musculação, muito menos no esforço físico para ganhar músculos. Método Pilates é uma tecnica de exercício não aeróbico, suave, mas que fornece tônus e fortalece os músculos de dentro pra fora.

Imagem 019 copy

Para sentir os benefícios dessa prática me submeti a realizar durante quatro semanas alguns exercícios(com supervisão).Confesso que visualmente não podemos ver diferença em tão pouco tempo, mas, vocês sentirão os resultados de dentro para fora, uma vez em meu caso que pratico regularmente atividades aeróbicas e musculação, o alongamento durante as posições principalmente de abdômen foram de importância muito grande, e pretendo começar a ter aulas com um profissional que seja qualificado daqui alguns meses (Pois estou sem tempo). Lembrando que todo exercício sendo aeróbico ou não é preciso supervisão de um profissional adequado.

Obs.: Fiz exercícios dos mais simples, e já sentia o cansaço, agora você imagine os da foto acima.

Benefícios alcançados com a prática do Pilates:

  • Melhora da capacidade cárdio-respiratória;
  • Melhor estabilidade da coluna vertebral;
  • Melhora da estabilidade lombopélvica;
  • Alívio do stress físico e metal;
  • Exercício da mente através da concentração, coordenação, memória;
  • Ganho do controle corporal e equilíbrio através da prática perfeita dos exercícios;
  • Melhora da flexibilidade das cadeias musculares;
  • Previne e reabilita lesões traumato-ortopédicas;
  • Aumento da simetria corporal, através do correção postural;
  • Ganho de força, tônus e controle neuro-muscular,
  • Aumento da estabilidade mio-articular
  • Ajuda a previnir a incontinência urinária
  • Aumento da força fisica e resistência muscular, sem hipertrofia
  • Boa forma fisica sem sofrimento
  • Uma boa noite de sono

Espero que tenham gostado, caso haja alguma questão ou situação que não foi esclarecida não deixe de escrever.
Para o próximo tema espero a iniciativa de vocês para escolherem o que poderíamos aprender mais.

10 comentários:

Fisioterapia disse...

"Qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente". Isso é muito legal e importante porque garante e conscientiza ao mesmo tempo à pessoa que vai começar a praticar o método, que nem todo exercício físico é direcionado apenas para satisfação da aparência, mas sim com o cuidado da própria saúde.
É vísivel que os exerícios do Pilates não é tão fácil de se fazer, mas eu acredito que se for pra pensar nos benefícios acima, vale a pena o esforço e o cansaço ^^

Beeijos
by Jessica

Michell Duarte disse...

Fiz duas posições, essa da foto para abdomen reto e outra para o oblíquo, 3x na semana. Ou seja 9 vezes mais abdominais na academia, deu uma diferencinha legal, pretendo continuar mesmo que essa diferença seja algo psicologico xDD

bjss MicheLL

Unknown disse...

Parabens Michell ficou muito boa essa noticia/informação sobre pilates. O pilates é um método que realmente trabalha o corpo como todo, pois requer um consciência mútua dos músculos trabalhados. Parabéns!!!. Ja que vcs estão empenhados em técnicas posturais, fica um idéia para uma próxima, o método Iso stretching. abraços

Michell Duarte disse...

Proxima semana então "Saúde e Bem estar" tema : Iso stretching
Fica em aberto novos pedidos de Saúde.

Edna disse...

Ficou muito bom Michell deu pra entender melhor oque é pilates e para que serve muito interessante....
bjoss Edna

kriscia disse...

oo bom trabalho Michell,parabéns!!!

viu...vc não ké faze um blog de publicidade e propaganda não!???rsrsrs:*

Michell Duarte disse...

Edna Vlw ;D
kriscia Sua classe paga quanto? kkk
Publicidade é uma coisa complicada, sou mais ter meus pacientes mesmo hsausahusa

Anônimo disse...

MTO INTERESSANTE !!!!!!!!!PARABÉNS
BJOS ROSE

Anônimo disse...

Muito legal essa terapia da vida moderna né ...
Isso tudo ainda é muito novo aqui no Brasil, e infelizmente nem todos podeM ter acesso ...como um academia por exemplo, o custo sem duvida é um pouco elevado ...porém se pensarmos pelos beneficios que o pilates proporciona ,,,concerteza valera a pena !!!
bjs THAÍS;;;

Rogério (Jhonny Quest75) disse...

Estás cada vez mais criativo hein,o aperfeiçoamento de seu blog vai indo muito bem,o tema de terapia com peixes é bacana,realmente ao enxergá-los e prestar certa atenção os mesmos nos transpassam muita calma,quem sabe o seu blog no futuro possa ser citado por uma revista de nosso meio fisioterapêutico,é somente continuar assim,abraços,de seu amigo Rogério,há,não se esqueça do livro da Rapunzel hein,rrrssss...........