Fisioterapia na COPA DO MUNDO

terça-feira, 22 de junho de 2010

copa-do-mundo-2010-logo

Nunca se falou tanto em fisioterapia, quanto nessa copa do mundo de 2010 na África Do Sul, qual o papel dessa profissão nos jogos mundiais? Quais mudanças ocorreram  para que cada vez mais o espaço da fisioterapia  tenha conquistado maior destaque?.


0,,11920578-EX,00

A Fisioterapia Desportiva é uma das áreas de atuação do profissional fisioterapeuta na atualidade, o profissional inevitavelmente está sujeito a inúmeras e constantes pressões e cobranças em termos dos resultados de seu tratamento para um retorno funcional e no menor tempo possível do atleta à sua prática desportiva. As situações esportivas expõem ao mesmo tempo, sobrecargas posturais, forças excessivas e repetitividade.

fisio1

A fisioterapia esportiva tem como objetivo principal devolver o atleta o mais rápido possível para a prática esportiva após uma lesão.

A fisioterapia esportiva tem duas vertentes de atuação. Em ambulatórios e clinicas especializadas e outra atuação dentro das equipes esportivas.

fisiofranca10

Fisioterapeuta esportista dentro das equipes, a realidade é que não há rotina, nem protocolos, o que há é uma afecção ortopédica que tem ser reparada em um curto espaço de tempo evitando o mínimo de complicações e ainda sermos um pseudo psicólogo dos atletas onde os influenciamos nas opiniões que colocamos, por isto, temos que ter muito cuidado em atuarmos dentro da fisioterapia esportiva. Para os alunos que gostam da área já devem conhecer o Fisioterapeuta Luiz Alberto Rosan, habilitado para exercer a função na seleção brasileira.

rosan1

campeão do mundo 2002
campeão Copa América 2004, 2007
campeão Copa das Confederações 2005, 2009

 

 

0,,21311898-EX,00Como já foi citada, a fisioterapia nunca foi tão exigida em Copas do Mundo como, por exemplo, em jogadores lesionados as véspe ras do campeonato,:

Jogador da Holanda, Arjen Robben lesionou o tendão na vitória da sua equipe sobre a Hungria; Jogadores de Honduras atacante David Suazo e o volante Wilson Palacios os dois atletas se lesionaram em amistoso contra Romênia; O meia suíço Valon Behrami teve de sair de campo, após uma lesão muscular, durante o segundo tempo do amistoso contra a Itália; Martin Skrtel, da Eslováquia, zagueiro torceu o tornozelo durante a vitória da sua equipe; Michel Bastos sentiu dores no tornozelo direito após uma disputa de bola com o meio-campista Elano durante o treino da Seleção Brasileira. A recuperação destes jogadores antes da copa do mundo foi um sucesso. Já outros jogadores não tiveram a mesma sorte.

get

O meia Nani, do Manchester United, foi cortado da seleção de Portugal três dias antes da abertura da Copa devido a uma lesão na clavícula, David Beckham e Michael Ballack são dois jogadores muito importantes para suas seleções que não foram para a Copa, pois sofreram lesões sérias dias ou meses antes do inicio.

 

untitled

1

Didier Drogba foi o mistério das lesões nos jogos amistosos, A recuperação do jogador foi fantástica. Ele operou o braço e menos de uma semana entrou no campo e fez um carinho com a bola. Depois cumprimentou a torcida. Ele não estava usando tipóia e movimentou normalmente o braço. Ao chegar à Copa do Mundo o mistério se manteve, e o jogador pode entrar em campo, fazendo até um gol contra a nossa seleção. (mas nós ganhamos e é isso que importa.)

cbf1024

 

Espero que tenham gostado deste breve resumo,  Brasil rumo ao HEXA!!!

2 comentários:

. disse...

Realmente bem explicativo, com imagens muito boas e exemplos bem fáceis. Adorei o texto e todo o cuidado para não desprender a atenção de quem lê. Muito bom mesmo! ^^

Beeijos
by Jessica

Prof° Vitor disse...

A fisioterapia desportiva é muito interessante eu ja participei de jogos Regionais como fisio da seleção de Judô da cidade de Araras e os jogos já são emocionantes, e dentro de clubes de futebol se torna ainda mais interessante, ja fiz estágio dentro de clube de futebol também é muitooooo legal.................aguardem..... tentarei uma surpresa para vocês em relação a fisioterapia em times de futebol........por enquanto........abraçosss