Boa pessoal semana passada estive no seminário do último post (Reavida) com certeza o melhor que já fui até hoje, porém com muita tristeza digo que não fui sorteado em nada – Carro, cadeira de rodas, produtos ortopédicos e de terapia ocupacional, não ganhei nada. (kkk)
Pois bem, antes de ler esse post tenha em mente que:
“Devemos ter muito cuidados com profissionais que não sabem utilizar-se deste método, por mais que pareça ISTO NÃO É MODA”
Vou dar uma passada rápida no conceito de bandagem, que acredito que muitos conheçam, para que possamos avaliar um método ainda inovador.
É uma faixa de tecido elástico ou não, destinada a ser aplicada sobre uma parte do corpo humano, com objetivo de manter um curativo, exercendo uma compressão desejada. É bastante usada também em cirurgia ou após, como meio de contensão e de compressão.
Exemplo: Bandagem elástica, bandagens gessadas, bandagens triangulares, bandagem hermiária, faixa elástica, faixa abdominal, faixa peitoral, etc...
A bandagem pode ser usada em diferentes patologias, essas têm várias utilidades e geralmente os Fisioterapeutas/Médicos indicam para o enfaixamento de rachaduras, de cortes, de ulceras venosas e varicosas, eczema, psoriasi, como também, na redução de inchaços dos membros. As faixas são usadas para compressão diversas como curtas redutoras, estéticas e outras.
As faixas elásticas, quando abrangem uma maior parte do corpo humano e dependendo da indicação médica, poderão ser de alta, média e baixa compressão. Pode-se alterar a compressão, a critério do medico, usando duas faixas ao mesmo tempo.
Estas podem ser colocadas e presas com duas presilhas, alfinetes ou velcros, e sempre há acabamento em suas pontas, para evitar que desfiem.
Therapy Taping
Atualmente o uso de bandagem no esporte fica cada vez mais comum em atividades físicas de alto nível (Maratonas, Tênis, Vôlei, Futebol, Basquete, Ginástica Artística etc.) Esse método chama-se “Therapy Taping”
Técnica criada no Japão há mais de 25 anos, a bandagem terapêutica, também chamada de Therapy Taping, é cada vez mais usada no Brasil, especialmente em casos de recuperação de lesões musculares e de má formação congênita de membros. O método trabalha a partir do sistema tegumentar, do qual fazem parte a pele e seus anexos, como os pelos. A pele interfere diretamente nas funções fisiológicas do corpo humano, pois seus sensores se comunicam com os sistemas abaixo dela, como o muscular e o circulatório. Therapy Taping Association foi iniciado no Brasil em 1998 o que faz da técnica ainda recente.
A técnica pode ser usada por qualquer faixa etária, desde que se respeite a pele mais frágil de bebês e idosos, usando a bandagem nesse caso com pouca ou nenhuma pressão.
O tratamento funciona até para feridas que custam a fechar. Coloca-se a bandagem ao redor da área atingida, a fim de aumentar a circulação no local e estimular a cicatrização
A bandagem fica aplicada por um período de três a cinco dias, sendo substituída por uma nova. “O número de trocas vai depender do tempo de uso, que varia de acordo com a gravidade da lesão. Pode durar de duas semanas a seis meses.
Uma vez aplicada a bandagem, é recomendável que o paciente aguarde meia hora antes de fazer qualquer atividade que envolva água ou suor. Depois desse período, a cola seca, o material adere à pele e a pessoa fica liberada para levar uma vida normal. “Uma das vantagens do método é não limitar os movimentos. Dá para tomar banho e fazer exercícios como nadar e correr”.
Espero que tenham gostado, e que continuem a manter o acesso no blog.
Alguma dúvida, sugestão ou critica clique em comentários.
8 comentários:
Michel mais uma vez parabéns pela matéria. Não se esqueça de falar no seu blog da nossa semana de estudo.
bjs
Sinceramente não tinha conhecimento dessa técnica. Gostei muito, deu pra entender bem a finalidade.
Dúvida: Como pode ser usada em psoríase, já que ela abrange grandes áreas do corpo e não são simples lesões musculares e/ou machucados?
Beeijo
by Jessica
Na psoríase o uso da bandagem vai ser chamado de terapia oclusiva, uma vez que cobrimos a área afetada com medicamentos a base de hormônios e derivados da vitamina A. Até hoje não há cura conhecida para a psoríase e o tratamento com bandagem só oferece alívio temporário dos sintomas. Claro que existem “n” tratamentos para essa patologia, e muda o tratamento de profissional para profissional. Tirada a sua duvida Jessica!? - Marluci -Sobre a semana de estudo, vamos confirmar as datas para fazer uma chamada bem legal no blog. ;D
Preciso saber urgente onde posso encontrar aqui em São paulo que possa me aplicar a bandagem Therapy Taping. Sou bailarina clássica e tenho uma lesão no quadril coxa-femural. A dor é insuportável e muitas vezes eu tenho que mancar e trabalhar em cima da dor, para não perder meu emprego.
De uma conferida neste link - http://www.sampaonline.com.br/comercios/fisioterapia.php
Você pode estar escolhendo a clinica mais perto de sua residencia, principalmente visando o contato por telefone para tirar as dúvidas sobre seu tratamento. Uma dica, procure mais de um profissional, talvez sua patologia implique em outro tratamento. Espero ter ajudado e continue visitando o blog. ^^
parabéns por vou passar para quem quiser o sobotta 2 seguanda está no not e só levar o pendraiv
Parabéns pela matéria.. Sou estudante de fisioterapia de Bagé no RS. Gosto muito de ler sobre bandagem e foi uma das melhores que já li. Bjoos
Parabéns pela matéria.. Sou estudante de fisioterapia de Bagé no RS. Gosto muito de ler sobre bandagem e foi uma das melhores que já li. Bjoos
Postar um comentário