Verão sem lesão

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Verão, uma das quatro estações do ano. Neste período, as temperaturas permanecem elevadas e os dias são longos. Geralmente, o verão é também o período do ano reservado às férias, e é nessa estação em que as pessoas mais praticam atividades físicas, mas há um grupo de pessoas que se destacam no verão os “Sedentários”.

Nos próximos meses pessoas iram correr dia após dia, incansavelmente, procurando academias e clinicas de pilates para um programa intensivo de malhação, acompanhadas sempre de dietas absurdas para conseguir o “corpo de verão” em 30 dias na melhor forma física possível e assim desfilar ao sol. Tudo seria uma maravilha se não fosse o perigo existente em atitudes como estas.

Todo atividade física feita de forma regrada e bem supervisionada traz muitos benefícios para a saúde, porém, exercícios inadequados, com erros de posicionamento ou falta de supervisão podem trazer prejuízos para a saúde.

Edemas, dolorimento dos músculos, lesões musculares como distensões, dor nas articulações devido a encurtamento muscular-tendinoso e retração das cápsulas articulares são algumas das lesões a qual atletas de verão se expõem. Lesões que acontecem pelo excesso de atividades e pela execução inadequada de exercícios ou ausência de supervisão durante os mesmos. trazem consequências como o afastamento de suas atividades cotidianas.

Entre as regiões do corpo mais acometidas em virtude de lesões em academias podemos destacar para os homens: coluna lombar, joelhos e músculos do peitoral e bíceps braquial. Dentre as lesões mais comuns, a dor lombar (lombalgia) é a principal delas, já para as mulheres podemos destacar as lesões em joelho que também exageram nos exercícios de jump e caminhadas absurdas, dores na região anterior do joelho o que pode nos indicar o início de uma condromalácea (processo degenerativo da cartilagem da patela) ou uma tendinite (processo inflamatório pelo excesso de movimentos repetitivos do joelho). As mais graves, no entanto, são as lesões de menisco que em 90% dos casos resulta em cirurgia e em um período prolongado de reabilitação.

Após o verão muitos pacientes procuram clinicas fisioterapeuticas para realizar avaliações e diagnósticos das suas patologias adquiridas .

O acompanhamento tanto de um fisioterapeuta quanto de um educador físico deve ser respeitado, pois o cada corpo é um corpo, respeitando a sua individualidade e particularidade fisiológica, o que funciona para mim pode não funcionar para você e só o profissional é quem poderá dizer o que é errado e o que é certo, sendo assim priorize sua saúde antes de buscar seus objetivos físicos, pois só assim seus ganhos serão maiores e mais saudáveis.

Mude sua rotina antes do verão.

icandoanythingandstillr

Ausculta Torácica e Cardíaca (simulador)

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Programa educacional em ausculta torácica e cardíaca, O objetivo desse programa Educacional é oferecer uma ferramenta para estudo, por meio da Internet, de sons cardíacos e pulmonares em situações fisiológicas e patológicas. Dessa maneira, alunos de medicina, enfermagem e fisioterapia, bem como residentes e outros interessados, podem treinar sua ausculta de uma forma confortável e repetir o estudo quantas vezes acharem necessário.

[PROGRA~1.JPG] 
Além de testes Cardíacos em Aspectos Fisiológicos e Aspectos Patológicos, também pode ser realizados testes em 4 Casos Clínicos.

Ausculta Pulmonar
E em Ausculta Pulmonar Ruídos Normais, Ruídos Adventícios e também 4 Clínicos.

Em cardiologia, foi realizada uma avaliação do uso de simuladores de sons cardíacos e verificou-se que médicos residentes tiveram uma melhora de 36% para 62% na proficiência para ausculta cardíaca.
Produção da UNIFESP.

Para realizar o teste clique aqui.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Algumas fotos da turminha

IV- Sexta OgAAAN1vBg1E2Vs9hwekNOwt_RIyB6-6exZBnN1qQGfGdXFRtWSbEPKkimhaBufGq4unwkm4uR1GrxYBODh86PpegREAm1T1UJjkUABtF9Ol1Lcp3HK49Eog76yO OgAAAPnmh_1WCkIRXtyJ3cXwReFgutZgui4Ush--j_7yVVhFHuzBhFFsCVtscZE_PCsDlfwq5aOHb9RJso-Yo3Nd3U4Am1T1UBuamKDJjzAu5t1PySVBDMrbkSd2 OgAAAGmOxXGbduKCW4R9HLVPujZ5BWKQCGtmqxc3GuHcRstAEgBISnxAj0Zq3a-kSgNLC_jtojRUk_qnLxPsgv_LunIAm1T1UO4CuPlTR0kxc69ts4LHGrppiuL_ OgAAADHOCtn2fHptvYXTcU9Za_LeAeXY3tzfkGDELMaKms21P0otTbHz6bLXB8Ns6I-Y1yqJUcBLt5ypVE3q1uSrdYoAm1T1UGjpcHmKxbZIjhbXvMh6MI_Pe3LT OgAAACQTJkneoKTyrngBqhxkS2E5DCq6kTrBKHjHMgN9TaNvVknA72n9lKjK0Onb0W3vZtCKenJEHYtHczJurkf4Y-AAm1T1UMwj2dMW1oXHtKQOOcvt7YO5-T3TOgAAAAm3eWBpvA6a9KBfzH2Glt4qD5XsOE333WEEb3kkEH-ukz4XYbyr0mmWmJJzaopfvreDGpp6nx6DkhEg60UiRoEAm1T1UAlcBS8aW8WpMPXbKmnl1RLyW6t1 OgAAACH02VTrWo-eVMaR4IEvrLKeGVlyOgpmVuY5U63eIybeDh-b-QU2EBFnO7dRcKCo2YSxoh4ln2egFxm7Xsl0iugAm1T1UNXWvOxDXXvIx7eIrwRhqnNXBXab OgAAAM7dl7hnbwYpoUuwTHn3BzfaKDc8oCuwTFKUjr0BHXwW8vAO004cI_TnnqELUv0AZLAA5Tigi_XcTrVNoWQBOA4Am1T1UBsRQA3r6ubpOPLZKK9KmsdC7l-- IV- Quarta (4)IV- Quarta (6)IV- Quarta (2)IV- Quarta (5)    

 

 

 

 

OgAAAGecVPUQwim-kv2CEx0l1cEbdg5STwhEQaLmk1ocl7VDFN6WVNgPZl-kow0niFCWE5VyP-AS1dl_HmaHY_HFNtUAm1T1UIzemiE4Wa8GnSs1gbNJjQEj2Ueh

ovelha